Como gerar mais com menos?
Pensando nisso a Climatempo vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos metodologias específicas para melhorar a previsão do vento em diversos parques eólicos do Brasil. Além de caracterizar o comportamento de sistemas meteorológicos, também é utilizada uma metodologia de pós-processamento para correção das previsões de vento baseada nos dados observados dos parques eólicos. As Figuras ilustram o resultado final deste processo com a validação, correção e previsão para os próximos dias.
E o planejamento à longo prazo, ou seja, como será a tendência de produção eólica até o final do ano? Será que teremos uma tendência de produção positiva no segundo semestre? Para responder estas perguntas e outros grandes desafios do setor eólico, a Climatempo conta com uma equipe de pesquisadores localizados em nosso laboratório de P&D no Parque Tecnológico de São José dos Campos.
Na parte superior – Intensidade e direção do vento observado (linha sólida preta) e previsto (linha sólida vermelha) das duas últimas semanas e previsão da próxima semana (Linha tracejada vermelha).
Na parte inferior – Média diária da intensidade do vento observado (linha sólida vermelha), erro absoluto máximo (sombreado claro) e erro absoluto (sombreado escuro).
Para saber mais informações entre em contato com nosso Head do setor elétrico:
Vitor Hassan – vitorhassan@climatempo.com.br