Serviço de Laudo e Levantamento de Dados para Sinistros provocados por Fenômenos Naturais.
O clima em que vivemos está em constante variabilidade e mudança, de origem natural ou antrópica (aceleradas pelo homem). Importante quando existe uma correta preparação, visando a um bom planejamento nas cidades e no campo (resiliência).
Relacionado às mudanças do clima, milhões de pessoas tem algum tipo de problema todo ano, devido aos mais frequentes e intensos fenómenos naturais, que provocam grandes sinistros. Alguns dos problemas mais comuns são as perdas de bens materiais, as inundações e os deslizamentos de terra, causadas na sua maioria por chuvas intensas, tempestades elétricas ou fortes ventos. Prever as condições que possam resultar em desastres ambientais extremos, para a resiliência de comunidades frente a esses impedimentos, é um dos grandes desafios da comunidade científica.
Climatempo/ StormGeo, maior empresa de serviços meteorológicos no Brasil e para América Latina, durante o ano de 2019 e até o mês de junho de 2020, tem fornecido uns 110 relatórios no formato Laudo Meteorológico com classificação COBRADE (classificação e codificação brasileira de desastres), onde a análise é mais robusta e detalhada, esclarecendo fatos e detalhes do fenômeno que provocou o sinistro.
Esses sinistros trazem perdas econômicas e inclusive a perda de vidas humanas, provocadas pelas grandes acumulados de chuva e pela intensa velocidade do vento (limiar maior a 50 km/h categorizado como vendaval). As maiores demandas de Laudos e Levantamento de Dados Históricos, acontece por parte do setor de seguros e setores relacionados aos serviços da população, como por exemplo, as companhias de distribuição e transmissão de energia. Esse tipo de pedido oscila com uma grande frequência principalmente no verão, relacionado às linhas de convergência de umidade e as tempestades convectivas provocadas pelo calor do fim dia. Também existe demanda durante a passagem de frentes frias, as quais mudam o tempo no Sul e Sudeste do Brasil durante quase todo o ano, abrangendo grande parte do Brasil durante o inverno.
Ao mesmo tempo que um Laudo esclarece com detalhes as causas meteorológicas de um sinistro, um sistema de Monitoramento e Alertas Climatempo (SMAC) nas coordenadas de interesse, pode prever grande parte dos danos, alertando com tempo da possibilidade de ventos fortes, chuvas e descargas elétricas. Um monitoramento eficiente consegue evitar que os danos fiquem como fatos, garantindo a salvaguarda das possíveis perdas que os fenômenos naturais provocam, classificadas de sinistro.
Referências utilizadas neste artigo:
Site Climatempo “ https://www.climatempo.com.br/” acesso em junho 2020.
Por Raidel Báez Prieto
MSc. Meteorologia e Doutorando do PPGPLAN/ UDESC