Quem é produtor rural sabe como o clima pode influenciar diretamente nos resultados da safra. Pensando nisso, a Climatempo, líder em meteorologia no país, acaba de lançar o primeiro serviço brasileiro que integra sua previsão aos dados das estações meteorológicas das fazendas:  o Agroclima Pro. O serviço pretende revolucionar a produção no campo, oferecendo previsões personalizadas.

A ferramenta foi desenvolvida pela equipe de inovação, pesquisa e desenvolvimento da empresa. O núcleo está localizado no Laboratório de Pesquisa no Parque Tecnológico de São José dos Campos, um dos mais avançados do país. Com informações meteorológicas precisas, é possível ter um controle total da produção e prevenir-se de variações climáticas. Outra vantagem é a redução de custos. O sistema oferece um mapeamento completo do balanço hídrico e alertas fitossanitários para a tomada de decisões mais assertivas, resultando em maiores ganhos em produtividade.

Um grande diferencial é a integração com estações meteorológicas que os produtores já possuem em suas fazendas. No Brasil, o número de estações ainda é muito baixo e, ao fazer o compartilhamento, a Climatempo processa os dados e consegue entregar previsões ainda mais precisas para o agricultor e região.

A integração funciona de forma parecida com aplicativos de transporte. Os usuários compartilham informações que já possuem para tornar a qualidade do serviço ainda melhor. O objetivo é criar uma grande rede de previsão para a agricultura e melhorar a qualidade dos dados enviados para os fazendeiros.

 

E você, já fez o teste da ferramenta? Clique aqui e teste grátis!

rodape-02