Veja os efeitos do Verão de El Niño em todo o Brasil

O verão se aproxima, segundo o calendário astronômico a nova estação começa oficialmente no dia 22 de dezembro às 02h48 no horário de Brasília. E entre os anos de 2015/16 temos um ingrediente a mais, o fenômeno climático El Niño que se trata do aquecimento acima da média das águas do Pacífico Equatorial que acarreta em mudanças na circulação atmosférica. Com a chegada de mais calor e umidade, característica principal do verão, são esperados também os já conhecidos temporais de fim de tarde, que ocorrem com raios, trovoadas e até mesmo ventania. Mas em ano de El Niño, o que esperar nos principais ramos econômicos, por exemplo na construção civil.

O fato de termos o El Niño, faz com que a estação mais úmida e quente do ano seja extremamente chuvosa sobre os Estados da Região Sul do país. Grandes volumes de chuva, é igual a grandes problemas nos empreendimentos. Alagamentos e deslizamentos de terra podem prejudicar o processo de terraplenagem. Além das ventanias dos temporais que também são capazes de provocar a queda de guindastes e até mesmo abalar estruturas metálicas.

Os raios são outro grande problema para o canteiro de obras, uma vez que as descargas elétricas são capazes de causar o óbito de colaboradores e até mesmo incêndios. A chuva não é afetada no Sudeste, com relação ao volume. Mas a forma das pancadas é alterada pelo calor em excesso que é comum em anos de El Niño, dessa forma os temporais ocorrem com uma frequência maior e podem vir acompanhados por descargas elétricas.

Com mais disponibilidade de umidade e calor, sistemas severos podem ser formados, como tornados e microexplosões. Principalmente no oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul.

Se chove demais no Sul, o problema no Nordeste é exatamente a ausência dela. A seca é intensificada nas áreas nordestinas, com isso falta água para a utilização de processos como a concretagem.

O meteorologista Alexandre Nascimento da Climatempo traz mais informações sobre o verão, confira!